O início do ano é mais uma oportunidade para que você dê importantes saltos na sua vida, deixando um lugar em direção a outro, na direção do seu crescimento e realização de seus desejos e sonhos, revelando ao mundo seus talentos. Podemos dar muitos pulos na vida, sendo que cada um demandará talentos específicos para o sucesso do salto.
SEU PLANEJAMENTO ESTÁ PRONTO?
A maioria das pessoas escolhe algumas datas especiais para iniciar uma tarefa ou mesmo para elaborar um planejamento para mudança de vida.
É a dieta que se inicia na próxima segunda e que quase nunca tem sucesso; é uma mudança de comportamento e atitudes que deveria ter começado em primeiro de janeiro passado; é o forte desejo de melhorar o desempenho nos estudos que desta vez será levado a sério.
Não se culpe, muitos de nós fazemos isso e eu só consegui chegar a bons resultados nas minhas promessas quando passei a aplicar nos meus próprios projetos aquilo que já sabia teoricamente.
Compartilho aqui o que aconselho aos meus coachees para que eles façam planejamentos consistentes para o aproveitamento do ano:
1 – ANÁLISE DO PERFIL COMPORTAMENTAL
Eu costumo sugerir esta prática, pois creio que seja um importante ponto de partida para iniciar um processo de autoconhecimento e tomar contato com suas forças e virtudes.
Atualmente as ferramentas utilizadas para esta finalidade são muito eficientes e completas, auxiliando em muito a tarefa. Ao aplicar a Avaliação Comportamental nos meus coachees, os resultados são mais assertivos.
2 – IDENTIFICAÇÃO DAS METAS E OBJETIVOS
Sabendo-se aonde se quer chegar, já é um bom começo, mas a minha sugestão é que você escreva todas as metas e objetivos em um papel, utilizando canetas coloridas para identificar o que é profissional e o que é pessoal. Não coloque datas. Escreva apenas o que você pretende para este novo período.
Não se esqueça, não é para ser digitado, você deverá escrever!
3 – MAPEAMENTO
Faça um mapa de suas competências técnicas e comportamentais, pontos fortes e de melhoria, aspectos pessoais, performance/desempenho e demais informações que julgar importante.
Relacione também os conhecimentos, as experiências, formações e certificações que serão necessárias para que você consiga êxito em seu projeto neste novo ano.
4- DEFINA AS ESTRATÉGIAS
Após os itens anteriores estarem registrados, defina as estratégias para que sejam alcançados, afinal, você conhece bem o tempo e recursos disponíveis que tem. Não planeje e não coloque como meta o que seja inviável no momento.
Já um coachee que quando fomos analisar este item percebemos que um dos objetivos era ser aprovado em um concurso de ponta, e o tempo disponível era de apenas 2 meses. Estes erros são comuns.
Nesta fase é importante que determine as datas e prazos para cada item previsto.
5 – CHECK-UP
Faça uma simulação de todo o planejamento e verifique se é viável.
Durante o ano, refaça este check-up, com frequência, e caso necessário faça as devidas correções.
6 – COACHING
Tenha um Coach profissional. Isto vai ajudar você a entender e resolver os problemas que à primeira vista são insolúveis, além de auxiliar a encontrar as pontas do cordão de sua vida e de desenrolar o emaranhado em que algumas vezes ela se transforma.
Desde que passei a aplicar estes 6 passos, chego ao final de cada ano com a sensação de dever cumprido e o que é mais importante: feliz por ter alcançado o que planejei.
Estas 6 regrinhas têm auxiliado muitos coachees e tenho certeza de que também ajudará você.
Mas tudo isso nos exige sair constantemente da zona de conforto. Todos os dias, ao acordar precisamos sacudir a poeira de tudo aquilo que estamos habituados para abrir espaço ao novo. Deixar para trás o velho e se abrir ao novo é despir-se do medo do desconhecido. É deixar-se dominar pelo entusiasmo, curiosidade e vontade de viver e fazer diferente.
Portanto, a chave para lidar com isso não depende apenas da busca de novas oportunidades, mas também da nossa habilidade para enxergar o mundo com outros olhos e não subestimar a capacidade da transformação.
Lembre-se de que realizar um sonho é o caminho mais eficaz para a felicidade, pois quando você sonha ou deseja alguma coisa, faz de tudo para alcançar. E aí vem a satisfação de ter conquistado o que se quer com os próprios esforços. É como um atleta que se esforça para treinar cada dia mais até que, numa competição, consegue chegar ao topo. Não importa se o seu pódio é feito de madeira ou ferro, o mais importante é a sua conquista pessoal. Logo, este ano, é mais uma oportunidade para que você dê importantes saltos na sua vida rumo a maravilhosas realizações.
Sucesso, afinal, você merece.
Cláudia Barbosa de Paiva