“A força não provém da capacidade física. Provém de uma vontade indomável.”
Mahatma Gandhi
Caro leitor,
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Observe a coesão presente no texto a seguir:
“Não há nada que não se consiga com a força de vontade, a bondade e, principalmente, com o amor.” Cícero
As palavras destacadas têm o papel de ligar as partes do texto, podemos dizer que elas são responsáveis pela coesão do texto.
Há vários recursos que respondem pela coesão do texto, os principais são:
– Palavras de transição: são palavras responsáveis pela coesão do texto, estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções, alguns advérbios e locuções adverbiais.
Veja algumas palavras e expressões de transição e seus respectivos sentidos:
– inicialmente (começo, introdução)
– primeiramente (começo, introdução)
– nesse sentido (conclusão)
– portanto (conclusão)
– Coesão por referência: existem palavras que têm a função de fazer referência, são elas:
– pronomes pessoais: eu, tu, ele, me, te, os…
– pronomes possessivos: meu, teu, seu, nosso…
– pronomes demonstrativos: este, esse, aquele…
– pronomes indefinidos: algum, nenhum, todo…
– pronomes relativos: que, o qual, onde…
– advérbios de lugar: aqui, aí, lá…
Ex.: Valéria obteve uma ótima colocação no concurso. Tal resultado demonstra que ela se esforçou bastante para alcançar o objetivo que tanto almejava.
– Coesão por substituição: substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc.), verbos, períodos ou trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo, evitando a repetição no corpo do texto.
Ex.: Rio de Janeiro pode ser substituída por “cidade maravilhosa”;
Castro Alves pode ser substituído por “O Poeta dos Escravos”;
Assim, a coesão confere textualidade aos enunciados agrupados em conjuntos.
Quando se trata do ato comunicativo, seja no âmbito da oralidade, seja no âmbito da escrita, um dos aspectos primordiais que o norteiam é a clareza da mensagem. Dessa forma, em se tratando da linguagem escrita, o texto não deve ser concebido como um emaranhado de palavras soltas e desconexas, mas sim de ideias justapostas entre si, de modo a formar um todo compreensível.
Aqui nos referimos à coesão, elemento básico e indispensável, o qual corrobora para que a compreensão se manifeste. Sendo assim, a coesão se constitui pelos recursos linguísticos responsáveis pela ligação que se estabelece entre os termos de uma frase, entre as orações de um período e que, consequentemente, colaboram para a formação de parágrafos harmonicamente bem construídos. Tais recursos são representados pelos conectivos, os quais se manifestam por intermédio das preposições (a, de, para, com), conjunções (que, enquanto, embora, mas, porém, todavia) pronomes (ele, ela, sua, este, aquele, o qual), advérbios e locuções adverbiais (aqui, lá, logo, antes, dessa maneira, aos poucos) e palavras denotativas (afinal, inclusive, senão, apenas, então, entre outras).
Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem por finalidade analisar de forma criteriosa acerca de como funcionam esses elementos coesivos, de modo a fazê-lo(a) compreender perfeitamente como se dá todo o processo, a fim de que use tais elementos de forma consciente e adequada, sempre que necessário for. Vamos reforçar?
* Embora, ainda que, mesmo que – Tais conectivos estabelecem relação de concessão e contradição, admitindo argumentos contrários, contudo, com autonomia para vencê-los.
Embora não simpatizasse com sua irmã, compareceu à reunião.
* Aliás, além de tudo, além do mais, além disso – Conferem mais credibilidade aos argumentos, reforçando-os juntamente à ideia final.
O Alex é um excelente professor, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado.
* Ainda, afinal, por fim – Incluem mais um elemento no conjunto de ideias retratadas, como também revelam mais um argumento a título de conclusão do assunto abordado.
Permanecer calada, afinal, tratava-se de sua permanência na equipe, e ainda assim pensou muito…
* Isto é, ou seja, quer dizer, em outras palavras – Revelam retificações, esclarecimentos ao que já foi exposto anteriormente.
Faça as anotações, isto é, corrija os erros, de modo tornar a redação mais claro.
* Assim, logo, portanto, pois, desse modo, dessa forma – Exemplifica o que já foi expresso, com vistas a complementar ainda mais a argumentação.
Não obteve êxito na sua prova. Dessa forma, o curso precisou ser refeito.
* Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante – Estabelecem oposição entre dois enunciados, ligando apenas elementos que não se opõem entre si.
Esforçou-se bastante, contudo não obteve a vaga na empresa.
* Até mesmo, ao menos, pelo menos, no mínimo – Estabelecem uma noção gradativa entre os elementos do discurso.
Esperávamos, no mínimo, que ele pedisse desculpas. Até mesmo porque o conhecimento dele é muito importante para nós.
* E, nem, como também, mas também – Estabelecem uma relação de soma aos termos do discurso, desenvolvendo ainda mais a argumentação ora proferida.
Não falou uma só palavra durante a aula, mas também não questionou acerca das explicações dadas.
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Até o próximo bate-papo!