“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca vencer obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
Caro leitor, neste artigo, continuaremos estudando as dúvidas de língua portuguesa mais frequentes. Vamos anotar as dicas?
“Esse” ou “Este”?
“Esse” é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionada.
A Terra gira em torno do Sol. Esse movimento é conhecido como translação.
“Este”, por sua vez, introduz uma ideia nova, ainda não mencionada.
Esta ideia de presente é interessante: uma joia.
“Este” também pode indicar proximidade do falante, enquanto “esse” nos dá a ideia de proximidade do ouvinte.
A – “Este casaco me pertence”.
B – “Quando você comprou esse casaco que está usando?”.
Em (a), o casaco é de quem fala e, portanto, está mais próximo dele.
Em (b), o casaco é do ouvinte.
Os dois termos são classificados como pronomes demonstrativos e são usados quando o falante quer esclarecer a identidade de um referente (nome), retomar conteúdos e localizá-los no tempo e no espaço. Entre essas funções, a mais importante é a de retomar ideias já mencionadas e ajudar na articulação do texto.
No discurso, os pronomes demonstrativos são eficientes elementos de coesão entre o que se está falando e o que já foi ou irá ser dito adiante. Devemos usar “este” e suas flexões para adiantar o que se vai dizer ou para remeter a um termo imediatamente anterior.
Você conhece estes versos: “Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…“?
Outro caso importante ocorre quando queremos retomar elementos já mencionados utilizando os pronomes demonstrativos.
O amor, o respeito e a gratidão devem fazer parte da vida do homem. Aquele, por impedir o ódio, esse, por demonstrar educação e este por promover a solidariedade.
Na elaboração de cartas, os pronomes demonstrativos “este”, “esta” referem-se ao local em que se encontra quem está escrevendo a carta. Os pronomes demonstrativos “esse”, “essa” referem-se ao local em que se encontra o destinatário.
Este município tem o prazer de convidar todos os professores dessa cidade para participar da Festa do Conhecimento.
Até o próximo bate-papo!
Quer receber mais dicas como essa? Mande um WhatsApp com o seu NOME, E-mail e a frase “PORTUGUÊSEMFOCO” para (21) 99697-1967. Conheça mais lá no instagram @prof.claudiabarbosa e no @portaldalinguaportuguesa.
Se desejar participar de treinamentos individualizados, uma espécie de Mentoria para concursos que eu desenvolvo há mais de 15 anos, mande um WhatsApp. Você estuda Língua Portuguesa há alguns anos e ainda não se sente seguro no conteúdo? Acha que não consegue interpretar corretamente? Considera redação um grande problema? Quer iniciar seus estudos sem perder tempo e de forma profissional? Então, esse treinamento é exatamente para você!