“Acredite sempre na força dos seus sonhos. Confie que Deus jamais colocaria em seu coração algo que não fosse capaz de realizar.

Se o mundo duvida do que você quer, Deus acredita em ti”.

 

Cláudia Barbosa

 

Caro leitor,

Estudar para um concurso público não é fácil, pois é necessário foco, concentração, disciplina, material adequado e a elaboração de um ótimo plano de estudos.

Tempo é muito curto e é muito conteúdo para estudar se você quiser estar pronto para as provas.

Revisar a matéria é algo indispensável, logo elaborar bons mapas mentais facilitará o processo. Os resumos anotados tomam muito tempo.

Outra dica importante é estudar de maneira antecipada em relação aos concorrentes, pois isso lhe dará uma vantagem enorme, uma vez que todo conteúdo, por mais extenso que seja, estará didaticamente armazenado em seu cérebro, bastando um olhar na matéria estudada para a memória responde ao estímulo.

Não importa se consegue estudar apenas uma ou cinco horas ao dia, sempre acredite na qualidade do aprendizado.

Defina uma meta. A definição clara dos seus objetivos na preparação será fundamental para uma motivação duradoura, já que uma pessoa está mais propensa a tomar a iniciativa quando sabe exatamente o que quer fazer. Portanto, tome um momento para colocar seus objetivos no papel, e seja o mais específico possível.

Estabelecendo objetivos específicos, mensuráveis, possíveis e realistas, e determinando um prazo para cada um deles. Mantendo isso em mente, você poderia definir a meta de ler, fazer anotações e criar um guia de estudos para finalizar a análise de um determinado tópico em seu processo de estudo.

Acrescente recompensas atrativas. Depois de definir suas metas, pense em recompensas que poderão incentivá-lo a estudar — isso funcionará melhor se os objetivos maiores forem divididos em etapas mais viáveis. Sempre que conseguir finalizar uma dessas etapas, recompense-se com um mimo que estimule ainda mais sua motivação.

Deixe tudo que você precisa para estudar por perto. Seus lápis, canetas, marcadores de texto e livros devem estar ao seu alcance para que você não se distraia no meio dos estudos. Organize o local, se necessário, para que a bagunça não afete sua concentração. Não deve haver qualquer motivo para se levantar e interromper seu momento de concentração.

Mesmo que você não saiba se vai precisar de um determinado item, deixe-o no seu “local de estudos”. Todos os cadernos, livros e papéis (como as anotações e ementas de estudo) devem estar por perto. Esse é um dos segredos para o sucesso. Use seu computador somente se necessário. Se não for precisar dele, não o deixe por perto.

Um último argumento importante é que ao estudar todas as matérias ao mesmo tempo podemos avançar de forma equilibrada, também de forma a concluir todas as matérias do programa simultaneamente. É importante destacar que a cada revisão se conhece um novo conceito que ficou esquecido no momento anterior devido a uma falta da contextualização, isso é fundamental.

Quer receber mais dicas como essa? Mande um WhatsApp com o seu NOME, E-mail e a frase “PORTUGUÊSEMFOCO” para (21) 99697-1967.  Conheça mais lá no intagram @prof.claudiabarbosa e no @portaldalinguaportuguesa.

Se desejar participar de treinamentos individualizados, uma espécie de Mentoria para concursos que eu desenvolvo há mais de 15 anos, mande um WhatsApp também. Você estuda Língua Portuguesa há alguns anos e ainda não se sente seguro no conteúdo? Acha que não consegue interpretar corretamente? Considera redação um grande problema? Quer iniciar seus estudos sem perder tempo e de forma profissional? Então, esse treinamento é exatamente para você!

Tentar não significa conseguir.

Mas quem, conseguiu, com certeza tentou. E muito!

Até o próximo bate-papo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *