Esboço do trabalho
Faça um esboço da estrutura da tese.
Você pode tanto fazê-lo formalmente ou simplesmente planejá-lo de cabeça, mas é preciso que decida como apresentar o seu material para o melhor efeito. Para fins de memorização, é necessário que o trabalho deva seguir uma estrutura específica.
Parágrafo introdutório: 1. Uma frase introdutória que age como um gancho, cativando o interesse do leitor. 2. Identificação do assunto que será discutido. 3. A declaração de tese.
Parágrafos de desenvolvimento: 1. Uma frase com a ideia central do texto e que forneça uma razão que suporte a sua tese. 2. A explicação e opinião da frase. 3. Argumentos das fontes que apoiem o argumento que acabou de fazer. 4. Explicação da importância da(s) fonte(s).
Parágrafo de conclusão: 1. Informe mais sobre a importância do tópico a partir das evidências e razões que discutiu durante o trabalho. 2. Um pensamento profundo ou uma ponderação para o final do trabalho.
Use uma estrutura mais criativa para apresentar a tese.
Você pode usar algo mais elaborado, se sentir necessidade. Uma ou mais dessas abordagens podem ser usadas:
Exemplo/ilustração. Esse pode ser uma recontagem detalhada, resumo ou citação direta do material de fonte que forneça um ótimo suporte para o seu ponto de vista. Você pode usar mais de um exemplo ou ilustração, se assim for necessário. Mas não faça do trabalho uma série de exemplos à custa de suportar a sua tese.
Contra-argumento. Com essa técnica, você apresenta um argumento oposto ao argumento declarado na sua tese, então mostra as fraquezas e falhas do contra-argumento. Esse formato mostra o seu conhecimento da oposição e a sua prontidão para respondê-la. Apresenta-se o contra-argumento logo após a tese, seguida da evidência para refutá-la e termina-se com um argumento positivo que suporta a tese.
Concessão. Os trabalhos com concessões são estruturados de maneira semelhante à técnica do contra-argumento, mas eles reconhecem a validade do contra-argumento enquanto mostram que o argumento original é, na verdade, mais forte. Essa estrutura é ideal para apresentações para leitores que defendem o ponto de vista oposto.
Comparação e contraste. Essa estrutura compara as semelhanças e contrasta as diferenças entre dois assuntos ou fontes para mostrar ambas as facetas. Escrever um trabalho adotando essa estrutura requer uma leitura minuciosa do material de fonte a fim de mostrar tanto os pontos principais como os mais sutis de semelhanças e diferenças. Esse tipo de texto pode apresentar seus argumentos fonte por fonte ou por pontos de semelhanças e diferenças.
Crie um esboço apropriado para uma síntese crítica ou explicativa.
Embora a maioria das sínteses sejam completamente focadas em declarar e suportar uma tese, as sínteses explicativas e críticas exploram as ideias abordadas nas fontes ao invés de focar no ponto de vista do autor. Há duas maneiras básicas de estruturá-las:
Resumo. Essa estrutura apresenta resumos de cada uma das suas fontes relevantes, criando um argumento progressivamente mais forte para a tese. Ela fornece evidências específicas para suportar o seu ponto de vista, mas normalmente omite apresentar as suas opiniões. É mais comumente usada para sínteses explicativas ou críticas.
Lista de argumentos. Essa é uma série de argumentos menores originados do ponto de vista principal como declarado na tese. Cada argumento é suportado por evidências. Como no método do resumo, os argumentos devem se tornar progressivamente mais importantes, com o mais importante sendo o último.
DICAS
Escreva o seu primeiro rascunho de acordo com o esboço. Esteja preparado para desviar-se do plano caso encontre novas ideias e informações nos materiais de fonte que suportem a sua tese.
O texto deve conter um parágrafo introdutório com a tese, o desenvolvimento para apresentar as evidências que suportam a tese e uma conclusão, que resume o seu ponto de vista.
Escreva em terceira pessoa (ele/a). Use frases completas e não ambíguas, e apresente informações suficientes para mostrar a sua credibilidade no assunto do trabalho.
Você deve escrever com uma voz ativa o máximo possível, embora a voz passiva seja aceita em algumas circunstâncias onde de outra forma seria necessário escrever em primeira (eu) ou segunda pessoa (você).
Use transições entre parágrafos para facilitar a leitura e criar coerência no texto. As transições são uma ótima maneira de mostrar pontos em que as fontes do texto suportam umas às outras.
Citações com três linhas ou mais são normalmente separadas do texto para chamar mais atenção.
Finalizando o trabalho
Revise o texto.
Esse é o momento para fortalecer os argumentos e aperfeiçoar as transições entre argumentos e parágrafos. Os seus argumentos devem ser os mais sucintos e fáceis de seguir quanto possível. Uma maneira útil de notar quaisquer frases esquisitas ou argumentos incoerentes é lendo o texto em voz alta.
Peça a alguém para revisar o texto.
O ditado: “Duas cabeças pensam melhor que uma” não existe à toa. Peça a um colega ou amigo para reler o trabalho. O que eles removeriam ou adicionariam ao texto? Mais importante: o seu argumento faz sentido e é claramente suportado pelas fontes?
Corrija o texto.
Releia-o e procure por erros de gramática, pontuação ou ortográficos. Todos os nomes e substantivos próprios estão escritos corretamente? Há frases fragmentadas ou corridas (sem pontuação correta)? Corrija-as.
Leia o texto em voz alta para garantir que não acrescente ou remova palavras acidentalmente conforme lê mentalmente.
Informe suas fontes.
Use notas de rodapé para citar o material no desenvolvimento do trabalho e escreva uma bibliografia das obras citadas no final. As referências são necessárias para trechos citados, paráfrases ou materiais citados.
Dê um título.
O seu título deve refletir o ponto de vista da declaração de tese e argumentos de apoio. Escolher o título como último passo ajuda a garantir que esse seja adequado para o trabalho, ao invés de fazer o trabalho adequado ao título.
Caro leitor, até o nosso próximo bate-papo.