“Escrever é a ação de representar palavras ou ideias com letras ou signos em um papel ou qualquer outra superfície. Chamamos de escrever ao exercício da escritura com o propósito de transmitir ideias, redatar um tratado, documento ou texto de ficção, traçar notas e signos musicais, inscrever dados ou qualquer outra ação de transposição de letras e símbolos em uma superfície dada.”
Caro leitor,
Os elementos de coesão (conectivos) servem, portanto, para articular e ligar as diferentes partes do texto. Mas, não basta simplesmente usar conectivos; é preciso escrever o texto de forma que ele faça sentido. Assim, a coerência textual é a correspondência entre as ideias do texto de forma lógica.
As palavras possuem sentido individualmente, no entanto, quando elas se relacionam, um novo sentido pode ser dado a ela. Quando essas ideias se completam, dizemos que o texto é coerente. Caso essa ligação entre as ideias não se realiza, haverá alguma contradição ou ausência de sentido, daí dizemos que ocorreu uma quebra da coerência textual.
Preste atenção, porque isso é muito importante.
Nem sempre é fácil assim detectar um texto incoerente, principalmente em nosso próprio texto. Veja exemplos:
“As árvores estão sendo derrubadas e, por isso, a floresta consegue sobreviver”.
“Pela manhã recebi uma carta repleta de conselhos. Era uma carta em branco e não liguei para os conselhos já que conselhos não interessam para mim, pois sei cuidar de minha vida”.
Olhando apenas a estrutura gramatical, verificamos que os dois textos apresentam coesão. O problema está nas contradições lógicas, o que mantém a relação entre a coesão e a coerência. Como a floresta consegue sobreviver se as árvores estão sendo derrubadas? Como é possível uma carta em branco estar repleta de conselhos? Assim, quando o entendimento do texto é comprometido, normalmente diz-se que ele está incoerente. Nos casos citados, o mau uso dos conectivos resultou na falta de coerência. Portanto, a incoerência pode ocorrer por problemas no emprego dos mecanismos gramaticais e lexicais, bem como na organização de períodos e de parágrafos. Dessa forma, procure se atualizar constantemente para ter maior domínio do processo de produção textual.
A coesão entre orações
Agora que você já sabe que há diversos elementos de coesão que devem ser utilizados para que não precisemos repetir palavras, é necessário cuidar também da coesão das orações em sua redação, ou seja, ficar atento para que haja uma conexão, uma ligação, entre uma oração e outra ou entre parágrafos. Para que sua redação fique coesa e coerente, faz-se necessário que pensemos sobre o sentido das palavras que escrevemos.
Repare nas seguintes orações:
Deve ter faltado energia. A geladeira está totalmente descongelada.
Se fôssemos unir as duas orações, certamente precisaríamos colocar uma palavra para que o período fizesse sentido. É preciso, antes de escolher a palavra certa, verificar qual o sentido queremos dar ao texto; neste caso, temos um exemplo claro de que a explicação para a geladeira estar descongelada foi a falta de energia. Logo, a palavra que queremos deverá indicar uma explicação – e várias são as palavras que possuem essa função: pois, por isso, porque.
Assim, o elemento de coesão que ligará uma oração a outra poderá ser expresso por:
Deve ter faltado energia, pois a geladeira está totalmente descongelada.
Quer receber mais dicas como essa? Mande um WhatsApp com o seu NOME, e-mail e a frase “PORTUGUÊSEMFOCO” para (21) 99697-1967. Conheça mais lá no integram @prof.claudiabarbosa e no @portaldalinguaportuguesa.
Se desejar participar de treinamentos individualizados, uma espécie de Mentoria para concursos que eu desenvolvo há mais de 15 anos, mande um WhatsApp também. Você estuda Língua Portuguesa há alguns anos e ainda não se sente seguro no conteúdo? Acha que não consegue interpretar corretamente? Considera redação um grande problema? Quer iniciar seus estudos sem perder tempo e de forma profissional? Então, esse treinamento é exatamente para você!
Tentar não significa conseguir. Mas quem, conseguiu, com certeza tentou. E muito!
Até o próximo bate-papo!