´Vá firme na direção das suas metas, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.’
Caro leitor,
Falar e escrever pode parecer muito fácil quando realizamos essa tarefa automaticamente. Mas a verdade é que, para expressar ideias, precisamos efetuar uma combinação de palavras que expresse um sentido. Quando utilizamos palavras de duplo sentido, a comunicação é prejudicada, pois ela depende da interpretação do receptor. Quando não utilizamos a concordância entre as palavras, elas não expressam um sentido claro e também há um prejuízo na compreensão da frase.
Para construir orações sem ambiguidades precisamos usar os mecanismos de seleção de palavras, que se dividem em duas partes: seleção e combinação. Existem três fatores determinantes para a construção de uma oração. São eles: precisão conceitual, construção da imagem social e sonoridade.
Fatores de seleção e combinação
Para obter precisão conceitual, é necessário selecionar as palavras de forma que elas expressem exatamente o que se pretende dizer. Portanto, deve se evitar ao máximo os termos que pareçam ambíguos na construção da oração. Outro fator importante é conhecer o conceito de cada palavra, assim é mais fácil obter sucesso no significado da oração.
O segundo critério para levar em consideração na hora de formar uma frase é a construção da imagem social. Isto é, você deve estar atento ao sentido que as palavras associadas vão criar na oração. Para evitar erros é preciso combiná-las e conhecer o sentido que a frase vai expressar. A oração também deve aparecer dentro de um contexto, para que, conciliada com o restante do texto, expresse um significado coerente.
Por último, mas não menos importante, vem a sonoridade. Este fator diz respeito aos sons que as palavras combinadas podem emitir. Uma oração mal estruturada pode resultar em cacofonias ou problemas de interpretação. A sonoridade não diz respeito apenas à construção das palavras. A pontuação é bastante importante para a criação do sentido. Um texto mal pontuado pode expressar uma ideia totalmente contrária da que se pretende transmitir.
Além destes três sentidos, existem regras básicas para a combinação de palavras. Entre elas está a concordância verbal e nominal em gênero, número e grau. Utilizando esses critérios, as chances de obter sucesso ao transmitir um sentido através de uma oração se tornam maiores.
Seleção e Combinação de Palavras
Como vimos, a língua funciona como um recorte do pensamento, portanto o que expressamos linguísticamente busca apenas se aproximar do que pensamos, não sendo, assim, uma tradução exata.
Para nos expressarmos verbalmente, passamos por dois processos:
– Seleção lexical – Nada mais é do que o processo de escolha das palavras que utilizaremos. Leva em conta três pontos:
– A precisão do conceito – É a escolha do termo que melhor traduz a ideia que se quer transmitir, como a língua busca se aproximar do pensamento, aqui se seleciona a palavra mais apropriada para o conceito que queremos.
– Valor social – Falar corretamente não significa necessariamente obedecer regras gramaticais, mas adaptar seu vocabulário ao público com quem se fala. Ora, um palestrante que falará sobre doenças sexualmente transmissíveis para alunos do ensino médio não utilizará o mesmo vocabulário quando tratar com alunos de uma faculdade de Medicina. Em outras palavras, escolhemos palavras distintas em situações distintas.
– Sonoridade – Muitas vezes temos que nos preocupar com os termos escolhidos para não gerarmos sons desagradáveis ou indecorosos, que trarão desprestígio ao sentido do que falamos.
Combinação das palavras
Não basta escolher os termos que serão utilizados, é preciso combiná-los de forma a produzir sentido, flexionando os termos de acordo com a necessidade (tempo e número, por exemplo). A combinação adequada de palavras nos permite evitar a ambiguidade, produzindo, dessa forma, um texto mais claro.
Quer receber mais dicas como essa? Mande um WhatsApp com o seu NOME, E-mail e a frase “PORTUGUÊSEMFOCO” para (21) 99697-1967. Conheça mais lá no instagram @prof.claudiabarbosa e no @portaldalinguaportuguesa.
Se desejar participar de treinamentos individualizados, uma espécie de Mentoria para concursos que eu desenvolvo há mais de 15 anos, mande um WhatsApp também. Você estuda Língua Portuguesa há alguns anos e ainda não se sente seguro no conteúdo? Acha que não consegue interpretar corretamente? Considera redação um grande problema? Quer iniciar seus estudos sem perder tempo e de forma profissional? Então, esse treinamento é exatamente para você!
Até o próximo bate-papo!