Dúvidas Frequentes
“Você tem que acordar cada manhã com determinação se você pretende ir para a cama com satisfação.”
George Lorimer
Caro leitor, neste artigo, estudaremos as dúvidas de língua portuguesa mais frequentes. Vamos anotar?
“A ponto de” ou “Ao ponto de”
Usamos “a ponto de” quando quisermos expressar o sentido de “prestes a”, “na iminência de” ou “de tal modo que”. Por exemplo, a ponto de chorar, a ponto de cair, a ponto de acontecer. Observe as frases:
Eu estava a ponto de perder a paciência.
O professor está a ponto de explodir.
Já a expressão “ao ponto de” ou simplesmente “ao ponto” é usada quando a palavra “ponto” é um substantivo, como mostram os exemplos.
O motorista voltou ao ponto de partida. (ao local de início)
Quero meu hamburguer ao ponto. (nem cru, nem muito cozido)
OBS.: Observe que a expressão “ao ponto de” não apresenta um sentido próprio. Ela aparece sempre depois de um verbo regido pela preposição “a” (voltar a, chegar a,…), motivo pelo qual ocorre a contração dessa preposição com o artigo definido “o”, que define o substantivo ponto: a + o = ao.
“A domicílio”, “à domicílio” ou “em domicílio”?
Esta é uma pergunta bastante frequente, mas não apenas pelo uso da crase. Afinal, “domicílio” é um substantivo masculino, portanto não há discussão, a crase não ocorre neste caso.
Não esqueça que, para ocorrer a crase, precisamos da preposição “a” + artigo definido feminino “a”. Como domicílio é masculino, se houvesse um artigo definido antes, seria o artigo “o”. Logo, o correto é “a domicílio”, assim como “a pé”, “a serviço”, “a jato”, etc.
“A” ou “em” domicílio
Esta é a principal controvérsia que existe em relação à expressão. Qual preposição devemos usar: “a” ou “em”? Normalmente, a preposição “em” indica relação de lugar, enquanto a preposição “a” representa uma ideia de movimento. Ou seja, quando temos verbos que indicam a noção de movimento (levar, trazer, enviar, ir, conduzir, etc.), utilizamos “a domicílio”.
– Levam-se compras a domicílio.
– Esta carta deve ser enviada a domicílio.
Se utilizarmos verbos que não dão noção de movimento (dar, atender, fazer, cortar, etc.), devemos usar “em domicílio”.
– Damos aulas particulares em domicílio.
– Atendemos os clientes em domicílio.
Entrega a domicílio ou em domicílio?
Atenção: se toda entrega se faz “em” algum lugar (em casa, no escritório, no hotel), por que devemos fazer a entrega “a domicílio”? Alguns autores alegam que a expressão “entrega a domicílio” já está consagrada pelo uso.
“Tricampeão” ou “Tri-campeão”?
Os prefixos uni, bi, tri, etc. NUNCA provocam hífen. Exemplos: unilateral, bicampeão, tricampeão, tetracampeão, etc.
O Flamento foi tricampeão estadual este ano.
O judoca conquistou o tricampeonato na última competição.
“Autorretrato” ou “auto-retrato”?
Após a reforma ortográfica, a forma correta passou a ser autorretrato, sem hífen e com a consoante “r” dobrada.
O autorretrato é uma forma de pintura…
A história da artista está nos inúmeros autorretratos pintados.
O falso prefixo “auto” somente é separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por “o” ou “h”. Caso o segundo elemento inicie com a consoante “s” ou “r”, é necessário dobrá-la, sem usar hífen.
Exemplos com hífen:
auto-observação
auto-oxidante
auto-hipnose
Exemplos sem hífen (dobrando as consoantes “r” ou “s”)
autorregeneração
autosserviço
autossuficiente
Demais casos, sempre sem hífen:
Autoajuda – autoanálise – autobiografia – autodisciplina – autoescola – autoestima
Até o próximo bate-papo!
Quer receber mais dicas como essa? Mande um WhatsApp com o seu NOME, E-mail e a frase “PORTUGUÊSEMFOCO” para (21) 99697-1967. Conheça mais lá no instagram @prof.claudiabarbosa e no @portaldalinguaportuguesa.
Se desejar participar de treinamentos individualizados, uma espécie de Mentoria para concursos que eu desenvolvo há mais de 15 anos, mande um WhatsApp. Você estuda Língua Portuguesa há alguns anos e ainda não se sente seguro no conteúdo? Acha que não consegue interpretar corretamente? Considera redação um grande problema? Quer iniciar seus estudos sem perder tempo e de forma profissional? Então, esse treinamento é exatamente para você!